Baixar versão web do WhatsApp Messenger – Tutorial para instalar no computador!

WhatsApp Web Depois de muita espera, a empresa finalmente lançou o WhatsApp Web, a versão para computador do aplicativo de mensagens instantâneas.

Agora, você poderá conversar com os seus contatos à partir de um desktop, notebook ou tablet e todas as mensagens serão sincronizadas automaticamente com o seu celular.

Dessa maneira, independentemente de estar usando o aplicativo do computador ou smartphone, todo o histórico de mensagens, fotos, novos contatos etc; será guardado em ambos os dispositivos.

É importante lembrar que você já deve ter uma conta ativa no Whatsapp Messenger para poder usar a versão web. Caso contrário, não conseguirá fazer a instalação. Por isso, se ainda não tiver uma conta no aplicativo, veja no tutorial criado pelo portal Standardzilla como baixar o Whatsapp no celular e criar a sua conta pessoal.

 

Aparelhos compatíveis com o WhatsApp Web Messenger

Por enquanto, a versão web está disponível somente para os seguintes aparelhos:

  • Android;
  • iOS (iPhone) 8.1 ou superior;
  • Windows Phone 8.0 e 8.1;
  • BlackBerry;
  • Nokia S60 e S40 EVO.

Caso o seu aparelho não esteja nesta lista, infelizmente você não conseguirá usar o aplicativo. Além disso, é importante utilizar a versão mais recente dos seguintes navegadores:

  • Chrome;
  • Firefox;
  • Opera;
  • Safari;
  • Edge.

 

Baixar Whatsapp Web – Passo a Passo

Siga as orientações abaixo para baixar o WhatsApp Web e começar a usá-lo imediatamente. Não se preocupe porque o procedimento é bastante simples e não levará mais do que 15 minutos. Ele funciona no próprio navegador e não será necessário instalar nenhum programa no computador.

Observação: Durante a instalação, o celular e o computador precisam estar conectados à internet. Se possível, utilize uma rede Wi-Fi para agilizar o processo e economizar o seu pacote de dados.

1) Abra o aplicativo no celular e vá para o menu principal. Dependendo do seu aparelho, o caminho para a instalação será um pouco diferente:

Web WhatsApp Messenger

Assim que você clicar nesta opção, a câmera do seu celular será ligada automaticamente. Isto acontece porque ela será utilizada para fotografar o código QR disponível no site oficial. Este código é o responsável pela sincronização do aplicativo nos diferentes aparelhos.

2) Visite o site oficial utilizando o seu computador: https://web.whatsapp.com/. Escaneie o código QR (ou, em inglês, QR code) que aparece na tela. Para isso, basta apontar a câmera do aparelho exatamente no código e tirar uma foto.

Veja abaixo a página que você irá visualizar no site e o código destacado com uma flecha vermelha:

Codigo QR

3) Assim que você tirar a foto do código, a sincronização será iniciada e o navegador mostrará a tela da sua conta do Whatsapp Messenger. Para testar se está realmente funcionando, basta enviar uma mensagem à um contato pelo computador e verificar se ela também aparece no celular.

Pronto! É simples assim! 🙂

 

Outra opção: Instalar o programa WhatsApp Web no computador

Na primeira parte do tutorial, você aprendeu a usar o Whatsapp Web no navegador (Firefox, Chrome etc), sem a necessidade de instalar um programa. Esta é a opção que a maioria prefere pela sua praticidade.

Porém, a empresa disponibilizou recentemente a opção de instalar o programa no seu computador pessoal, seja um desktop ou tablet. Assim, você poderá acessar o aplicativo rapidamente sem depender de um navegador compatível.

Para isso, basta ir à página de download no site oficial e baixar o programa: https://www.whatsapp.com/download/

Baixar WhatsApp

Infelizmente, ele funciona somente nos seguintes sistemas operacionais:

  • Windows 8 ou superior;
  • Mac OS X 10.9 ou superior.

Na minha opinião, não há nenhuma vantagem em instalar o programa porque as funcionalidades são exatamente as mesmas, mas existe a limitação de compatibilidade.

Caso tenha, por exemplo, o Windows 7 no seu computador, o aplicativo não irá funcionar. Por esse motivo, a melhor opção é seguir o procedimento da primeira parte do tutorial e utilizá-lo no próprio navegador.

 

Como usar o WhatsApp Web com segurança

Evite utilizar a versão web do Whatsapp Messenger em computadores públicos porque eles podem estar infectados com vírus capazes de monitorar a sua atividade e roubar dados pessoais. Mesmo que o estabelecimento garanta que possui um antivírus para proteger os computadores, ainda assim é melhor não arriscar.

Sempre dê preferência ao seu computador pessoal ou smartphone.