Tudo sobre o Uber: Vale a pena usar o aplicativo ou ser um motorista?

uber-logoEste é um tutorial baseado na minha experiência com o aplicativo. Caso queira obter mais informações sobre como ser um motorista do Uber, cadastre-se no site oficial.

Depois da enorme polêmica entre taxistas e motoristas do Uber, o aplicativo foi oficialmente regulamentado pela prefeitura de São Paulo em Maio de 2016. No total, são mais de 80 regiões do mundo que regulamentaram por lei as atividades da empresa.

Eu, pessoalmente, demorei para aderir ao aplicativo porque não sabia se o serviço era realmente seguro e confiável e também já estava acostumado com os tradicionais Easy Taxi e 99Taxis. Depois que fiz a minha primeira viagem com o Uber, senti a enorme diferença na qualidade do serviço e nunca mais peguei um táxi comum.

Os dois lados saem ganhando:

  • O motorista do Uber ganha mais dinheiro e independência porque não precisa se submeter à ‘máfia dos táxis‘;
  • O passageiro viaja com mais conforto, segurança e paga um preço muito menor.

Ele funciona basicamente da mesma forma que os aplicativos de táxi: Basta definir o seu local de partida e destino, escolher a forma de pagamento (geralmente, é cartão de crédito) e o tipo de carro (UberX ou UberBLACK).

Caso queira compartilhar a viagem com outras pessoas para pagar mais barato, existe a opção UberPOOL que seleciona os passageiros com destinos similares e estabelece uma trajetória à todos. Se você estiver com pressa ou com horário marcado, não recomendo esta opção porque o tempo de viagem costuma ser maior.

O vídeo abaixo mostra como este modelo funciona:

 

Como ser um motorista do Uber?

Existem 2 categorias tanto para os passageiros quanto para os motoristas:

UberX: Os veículos devem ser fabricados à partir de 2008 com 4 portas e ar condicionado. O motorista irá trabalhar de calça e camisa social.

UberBLACK: Os veículos devem ser sedans pretos ou SUV, fabricados à partir de 2010 com bancos de couro e ar condicionado. O motorista irá trabalhar de terno e gravata.

Os requisitos para se candidatar são:

  • Carteira de habilitação válida;
  • Certificado de registro e licenciamento do veículo;
  • Apólice de seguro;
  • Comprovante de antecedentes criminais.

Visite a página oficial para mais informações porque os requisitos podem ser alterados à qualquer momento.

Assim que os documentos forem enviados, a empresa irá avaliar a sua elegibilidade dentro de alguns dias e entrará em contato com a resposta final. Caso seja aprovado, você receberá as primeiras instruções para se capacitar e começar a trabalhar.

 

Quanto é possível ganhar?

A renda mensal depende de muitos fatores: horário de trabalho, local, tipo de carro etc. Um dos motoristas com quem conversei disse que conseguia tirar, em média, à partir de R$4.000 por mês trabalhando em tempo integral.

É claro que os seus ganhos estão diretamente ligados à sua dedicação. Se você quiser ganhar um bom dinheiro, avalie se conseguirá trabalhar às noites de finais de semana, que é quando o público aumenta significativamente.

 

O Uber vale a pena!

Certamente, usar o aplicativo Uber vale a pena tanto para os passageiros quanto para os motoristas. A qualidade do serviço é bastante superior, o preço é menor e muitas pessoas que estavam desempregadas ou passando por dificuldades financeiras, puderam se reestruturar.

O próprio motorista com quem conversei disse que havia perdido o emprego e viu no Uber uma chance de voltar a trabalhar e ganhar dinheiro. Hoje, ele disse que jamais voltaria a procurar um emprego.

Assista o vídeo abaixo que mostra outros exemplos de pessoas que estão sustentando famílias somente trabalhando como motorista do Uber:

 

Caso tenha interesse em ganhar dinheiro com o Uber, cadastre-se na página oficial e obtenha mais detalhes.

Espero que tenha gostado das informações do portal Standardzilla! Até mais! 🙂