Mark Zuckerberg – Fundador do Facebook

Mark ZuckerbergMark Zuckerberg é um dos fundadores do Facebook (carinhosamente chamado de Face no Brasil), a maior rede social do mundo com mais de 1 bilhão de usuários ativos.

Apesar de o nome dele ser o mais conhecido no mercado, os outros fundadores da época da faculdade também contribuíram para criar o Facebook: Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.

Tudo começou como um projeto pessoal enquanto estudava na Harvard, uma das universidades mais renomadas nos EUA, e o objetivo era integrar melhor os estudantes para que eles pudessem conhecer uns aos outros, conversar e criar novas amizades.

Outras universidades passaram a adotar a rede social e só depois de algum tempo, o Facebook foi liberado para todos. O sucesso foi tão grande que diversas outras redes sociais acabaram desaparecendo (por exemplo, o Orkut, que dominou o mercado brasileiro por vários anos) e hoje é o líder disparado com faturamento de bilhões de dólares por ano.

Uma das características mais marcantes de Mark Zuckerberg é o seu estilo de vida simples. Mesmo sendo um dos homens mais ricos do mundo segundo a Forbes, ele não esbanja a sua fortuna e um de seus hábitos é vestir a mesma camiseta todos os dias. Ele possui um armário cheio de camisetas do mesmo modelo e não perde tempo com o seu visual.

Quando perguntaram o motivo dele sempre usar a mesma camiseta, a resposta que Mark Zuckerberg deu é que ele não quer desperdiçar tempo e nem esforço para pensar no que vestir. Toda a energia que ele quer gastar é em melhorar o Facebook e oferecer uma melhor experiência aos seus usuários.

Por isso, vestir a mesma roupa economiza esforço e o torna mais produtivo para assuntos que realmente são importantes.

Além disso, ele é um exemplo na filantropia. Mark decidiu doar quase toda a sua fortuna para realizar trabalhos de caridade e tornar o mundo mais igualitário. Assim como grandes empresários como Bill Gates e Warren Buffett, ele decidiu usar o seu poder para fazer o bem à sociedade. Ótimo exemplo!