Como criar um email

WebmailSe você ainda não possui um email (também chamado de endereço eletrônico), saiba que está perdendo MUITAS oportunidades na internet e ficando para trás em um mundo onde a presença virtual é cada vez mais importante.

Atualmente, um email tem quase a mesma importância de um RG (ou qualquer outro documento oficial) porque você precisa tê-lo para fazer cadastros em redes sociais, sites, lojas virtuais, portais de empregos etc.

Por esse motivo, a primeira coisa que muitos jovens aprendem a fazer em cursos de informática ou por conta própria é criar um email para conseguir interagir com as pessoas pela internet e ter acesso à serviços online (gratuitos e pagos). Certamente, este é o primeiro passo que todo usuário iniciante precisa dar para entrar no mundo virtual.

Pontos importantes que você deve considerar na escolha

Não é nada fácil escolher um serviço de email porque existem muitas opções e nem todos entendem claramente as diferenças entre elas. Para facilitar a sua decisão, destacamos alguns critérios importantes que você deve considerar antes de criar um email:

1) Capacidade de armazenamento

Quando você se torna um usuário bastante ativo na internet, é comum receber emails com arquivos em anexo (por exemplo, documentos, vídeos etc). A sua caixa de mensagens precisa ter uma boa capacidade de armazenamento para guardar todos os arquivos recebidos sem preocupações com o espaço disponível.

Neste quesito, o Gmail, Outlook (antigo Hotmail) e Yahoo Mail estão bem à frente da maior parte dos provedores de serviços no Brasil.

 

2) Integração com outros serviços na internet

Um endereço de email não serve apenas para enviar e receber mensagens eletrônicas, mas também para utilizar diversos serviços disponíveis na internet. Por exemplo, o Gmail oferece uma conta integrada ao Youtube, Google Drive (armazenamento de arquivos em nuvem), Google+ (rede social do Google) entre outros.

Já o Outlook.com, oferece integração com o Skype (ligações gratuitas de voz e vídeo pela internet diretamente da caixa de mensagens), OneDrive (armazenamento de arquivos em nuvem), Office online (Word, Excel e Powerpoint) entre outros.

É muito mais vantajoso e prático ter acesso à vários serviços com apenas um cadastro. Neste quesito, os serviços brasileiros perdem novamente para os concorrentes globais. Pesquise com cuidado os benefícios de cada um antes de criar um email.

 

3) Usabilidade

A facilidade na utilização do email é um ponto fundamental a ser avaliado. Todas as principais funções precisam ser intuitivas à qualquer usuário iniciante, sem ter a necessidade de consultar tutoriais. Quanto menos cliques forem precisos para fazer o que deseja, melhor. Neste quesito, o Gmail e o Outlook.com costumam ser superiores.

 

Estas são algumas orientações básicas para criar email em empresas de boa qualidade. Em termos gerais, os campeões de satisfação e utilização ao redor do mundo são o Gmail, Outlook.com e Yahoo Mail. O melhor de tudo é que eles são totalmente gratuitos!

Leia mais informações sobre cada um deles:

 

Referências:

http://en.wikipedia.org/wiki/Email